quarta-feira, 18 de julho de 2012

SÉRIES DE TV NOS ANOS 60

Após a exibição do programa JOVEM GUARDA nas tardes de domingo, a Tv Record levava ao ar "PERDIDOS NO ESPAÇO"
Elenco: Guy Williams, June Lockhart. Mark Goddard, Marta Kristen, Billy Mumy e Angela Cartwright. Ator especialmente convidado: Jonathan Harris
Produção: 1965 a 1968 - Número de Episódios: 83 (29 em Preto e Branco – 54 Coloridos)
Criação e Produção: Irwin Allen Productions – 20th Century Fox
Dublagem: AIC São Paulo
Baseada na obra “The Swiss Family Robinson”, “Perdidos no Espaço” foi exibida nos Estados Unidos entre 15 de Setembro de 1965 e 06 de Março de 1968, tendo se tornado a segunda das quatro grandes séries criadas e produzidas por Irwin Allen nos anos 60..
Nesta trama, uma nave chamada Gemini 12 se perde no espaço quando enfrenta uma chuva de meteoros.
A base central da trama ocorre num planeta Terra extremamente populado no ano de 1997. A família Robinson - John (Guy Williams), Maureen (June Lockhart), Judy (Marta Kristen), Penny (Angela Cartwright) e Will (Billy Mumy) - tem por missão colonizar planetas alternativos e o primeiro deles seria o de Alpha Centaury. Por conta da longa distância até o planeta pretendido – cerca de 68 anos terrestres – a família planeja fazer a viagem a bordo da nave Júpiter 2, tendo como piloto o Major Don West (Mark Goddard). Para tanto, todos os ocupantes da nave seriam congelados quando do lançamento, estado este que se encerraria algum tempo depois em função de programação computadorizada.
O que a família não sabe – tampouco o piloto designado para a missão – é que o médico responsável pela avaliação de saúde da tripulação – Dr. Zachary Smith (Jonathan Harris) - está na verdade a serviço de um governo inimigo. Sua missão: reprogramar um Robô Modelo B9 da classe M3 - originalmente um instrumento de análise na colonização - preparando o mesmo para destruir a nave e todos seus ocupantes em horário pré-determinado.
Ao reprogramar o robô, Smith perde tempo além do normal e fica preso na nave. Seu peso extra faz com que a mesma se desvie do curso programado, enfrentando uma inesperada chuva de meteoros. Desesperado, reanima o Major West e este, por sua vez, o resto da família. Passada a chuva de meteoros, a triste constatação: a nave saiu totalmente da rota programada e todos seus membros estão perdidos no espaço. A partir daí, os Robinsons - com a ajuda do Major West - decidem tentar localizar o planeta Alpha Centaury. Inconformado, Smith passa o resto da série cometendo uma série de irregularidades tentando encontrar uma forma de voltar para a Terra.
 
A primeira temporada de “Perdidos no Espaço” foi produzida em preto e branco e mostrou tramas mais sérias. Seguindo o esquema dos antigos seriados do cinema, cada episódio encerrava com a introdução da aventura que seria vista na semana seguinte. Ao todo foram três temporadas.
.              No Brasil, “Perdidos no Espaço” estreou num Domingo, 04 de dezembro de 1966, as 18h30, pela TV Record Canal 7 de SP, logo depois do programa “Jovem Guarda” e antes do programa “Hebe”. Entre 1970 e 1978 a série foi exibida pela TV Globo. Com o advento das transmissões em cores, os episódios mostrados a partir de 1973 eram somente os coloridos da segunda e terceira fase. Seguindo esse contexto, a série foi exibida depois pela TV Tupi (1978 a 1980) e TV Bandeirantes (1980 a 1988). Em 1988, a TV Gazeta adquiriu o programa para exibi-lo em horário nobre – 21h30 – nas sextas-feiras, dentro de uma sessão chamada Cult Séries. Graças a protestos de fãs, a emissora exibiu a primeira temporada produzida em preto e branco, fase esta que havia sido ignorada pelas emissoras anteriores por pelo menos 15 anos.
Em 1990 a TV Record – já de propriedade da Igreja Universal – incluiu a série no horário vespertino, como uma espécie de tapa-buraco, dentro de uma sessão intitulada “Manhã de Aventura”. Com o advento da TV a Cabo no Brasil, “Perdidos no Espaço” foi depois exibida no Canal Fox (durante os anos 90) e pelo Canal FX (entre 2003 e 2007).
Curiosidade: Do elenco da série já são falecidos:
Guy Williams (John Robson) – 1989 e  Jonathan Harris(Dr. Smith) - 2002
.
Fonte: Memória da TV.

Um comentário:

Unknown disse...

Pessoa ou senhor Edivaldo Morais que possa incluir na sua lista de link http://aplausosrevista.blogspot.com.br/ obrigado.