sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Amigo é coisa pra se guardar... - Parte III


As fitas do Natal

Há exatos 20 anos um pequeno grupo de amigos se reuniu na residência de um deles para, naquela noite do Natal, comemorar a data festiva tocando violão e cantando antigos e recentes sucessos. Eram eles: Eliel Silva, Erivan Lima, João Palhano, Ruy Lima e o saudoso Barnabé. No repertório, canções dos nossos ídolos, interpretadas então por aqueles aspirantes a cantor. Pode-se dizer que foi o nosso primeiro ensaio para os eventos que futuramente pretendíamos promover. E olha que o Tributo a Raul Seixas, pioneiro do gênero nessa cidade, nem havia acontecido ainda. A trilha sonora daquele momento ficou registrada em fitas cassetes que guardo até hoje. Podemos ouvir por exemplo, a então recém-lançada Banquete de Lixo, de Raul Seixas, na voz do seu fã número um Erivan Lima; Love Me Tender, baladinha romântica de Elvis Presley, com Ruy Lima; O Ritmo da Chuva, marca registrada do cantor Demétrius, com João Palhano e Gatinha Manhosa, do tremendão Erasmo Carlos, na minha voz. O repertório vai muito além. Nessa noite a gente tocou e cantou à vontade. Infelizmente não há registro da voz do Barnabé, pois como ele não cantava naquele momento assumiu a função de técnico de som. Tudo a ver com ele. Não houve fotografias, somente o registro sonoro nas fitinhas e a imagem de tudo em nossas mentes. Vinte anos depois, é bom saber que evoluimos bastante, e a nossa amizade perdura até hoje. É uma pena a realidade de não termos mais entre nós a gostosa companhia do Barnabé, que se foi de forma inesperada dois anos após aquele encontro. Ficamos com as saudades, as recordações e os registros daquela noite de Natal embalada com um punhado de canções que bem dariam um long play. A capa desse disco eu já criei.

3 comentários:

C.Henrique disse...

relíquias...salve em cd que ainda vai render história! Isso é que é arquivo!

adrianoisrael disse...

Como os LP´s estão em desuso, por que não transformar em CD? Podemos verificar um jeito de fazer isso... Basta arranjar um toca-fitas com saída auxiliar que a gente conecta no PC (Acho que dá certo).

Anônimo disse...

Agradeço ao professor Carlos Henrique e ao Adriano Israel pela atenção dispensada à matéria e em especial às raridades do Tio Bob (Eu). Eu sou assim, meus caros, vou guardando tudo, mesmo aquelas coisas que aparentemente não tenham tanto significado. Um dia elas terão. Quanto às gravações, Adriano, na verdade já tenho em mp3, só que a qualidade não é muito boa, talvez você com sua técnica possa melhorar. A gente conversa sobre isso depois. Se der certo, vai ser uma "festa de arromba" no lançamento. Abraços a todos! (Eliel Silva)