quarta-feira, 7 de março de 2012

ROBERTO CARLOS, por ela: Mara Rosani


Ouvir Roberto Carlos é uma terapia. É voltar ao passado em flashback, reviver e lembrar os anos 60. Nasci em 1957 praticamente ouvindo Roberto Carlos. Como a música no tempo do carro Cadillac, tempo em que os meninos pagavam os milk sheiks das meninas. E, claro, todos gritavam: “E que tudo mais vá pro inferno.... Só quero te aquecer nesse inverno.”

Em um show que Roberto Carlos fez no Credicard Hall - São Paulo,  o clima estava agradável como em uma noite de verão.  Acompanhada de meus filhos e minha nora,  foi com muita ansiedade que aguardamos o início do show com casa lotada.

Uma das coisas mais incríveis que o Roberto tem é a forma como ultrapassou todas as gerações durante todos esses anos. Pense bem. Eu e parte da minha família esperando ansiosamente pelo show. Meu filho mais novo, que estava lá, tem 26 anos!

Inclusive a platéia era formada por pessoas entre 25 e 80 anos, que já na calçada tiravam muitas fotos. Eram grupos, casais, senhoras que foram assisti-lo, com saudosismo e expectativa.

Assistir Roberto Carlos é lembrar de muitas histórias. Por exemplo, é impossível não ter saudades de um tempo em que a inocência pairava no ar. E a repressão também!

As músicas eram vistas como algo subversivo e poderiam conter mensagens proibidas, dos cabeludos que eram vistos como transgressores da lei.

O rock era a coqueluche do momento. A última pedida de modernidade. Naquele tempo, as meninas de classe média cresciam em ambientes fechados e separados dos meninos, e estudava-se em escolas de freiras ou nos colégios evangélicos. Fantasias e suspiros.

A receita: repressão, provocações, cenário para grandes paixões. Os meninos de lambreta e carro Cinca Chimbord faziam o papel de playboys da cidade. As meninas de saias rodadas e cabelos com laquê. Os meninos com brilhantina nos cabelos, todos preocupados com a boa imagem, corriam em busca de um amor que durasse a vida toda. Amor que se via nos filmes de Romeu e Julieta. Era essa a mentalidade dos jovens do Roberto Carlos.

Em meio às lembranças, as luzes se apagam e no palco aparece aquela figura tão conhecida, no seu estilo educado e de bom humor. Vestindo um blazer branco com camisa branca e calça jeans. Lindo!

Na frente da orquestra de famosos e excelentes músicos que Roberto faz questão de cumprimentar e apresentar num gesto humano e simpático que faz motivar seus companheiros de trabalho, e dividir sua luz com a equipe.
O ídolo inicia o show cantando “Emoções”. E o público canta em coro: “emoções eu vivi..." Na cabeça as cenas vividas do passado, os amores, as decepções, as alegrias e sonhos realizados e os que virão...
Daí por diante é um hit atrás do outro: “Como é Grande o Meu Amor Por Você”, “O Cadillac”.

E como é de praxe, ele contou histórias, como a de que estava no carro enquanto uma fã bateu em seu vidro e pediu:
- ¨Faz uma música pra mim? Vou completar 40 anos!
- Você vai fazer 40 anos? Não parece.
- Vou fazer aniversário na semana que vem...
Depois disso, cantou “Mulher de 40”.
Assim Roberto fez sua homenagem às mulheres... Com seu ar de eterno playboy e romântico que as faz se apaixonar. Apesar da idade, sim, ele ainda é playboy e romântico.
E com a sensação de terem se passado somente alguns minutos e não duas horas, os fãs vão viajando pelo tempo e se emocionam a cada música.
O cantor resumiu seu imenso repertório colando o refrão de uma música em outra, e deixando a vontade de ouvir todas até o final. Sensação de quero mais no ar!

A platéia delira, grita o nome do ídolo, sugere uma canção para a mulher de 50.
Roberto dá boa noite ao maestro e eles trocam de papéis. O cantor tenta reger uma orquestra enquanto oferece o famoso pedestal de microfone para o parceiro cantar.
Finalmente um dos momentos mais esperados. No final a platéia se aproxima do palco e ele oferece flores com um beijo às fãs que lhe entregam fotos e presentes. Uma verdadeira cena de amor.

Roberto une dois mundos em suas canções. Antes, havia a fantasia, os sonhos, a espera, a descoberta que só acontecia após o casamento. Como toda dualidade humana, causa de muitas separações e divórcios porque não se conhecia com quem se casava. Casava-se com sua própria fantasia e desejos. E a realidade trazia de novo Roberto Carlos por baixo dos caracóis e com canções como “em lençóis macios amantes se dão”.
Hoje o cenário é diferente. Acabou o sonho, as paixões arrebatadoras foram trocadas pelo “ficar” e pelas relações cada vez mais descartáveis como o copo e o prato de plástico.
Fica a nostalgia, a saudade, o vazio e a perda insubstituível do romantismo. O homem que bancava tudo, e agüentava firme sem reclamar, abria portas e dava a vez para as senhoritas, e ajudava carregar pacotes. A educação, as gentilezas.
No discurso da igualdade das novas gerações há maior liberdade, mas também mais desconfiança, menos gentilezas e sutilezas, mais violência e erros nos relacionamentos com menos comprometimento.

Evoluímos para melhor? Ou estamos experimentando extremos para afinal encontrarmos o ponto de equilíbrio?
Não sei, mas é delicioso sonhar e ouvir o cantar dos embalos dos sonhos de um homem que pode ser o ícone do sonho da mulher brasileira: educado, gentil, cavalheiro e afinadíssimo. Roberto Carlos: paixão de toda mulher!

Texto de Mara Rosani de Oliveira – São Paulo
Fonte: Portal Uol – Reprodução:Portal Splish Splash 

Nenhum comentário: