sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


*** No dia 17 de fevereiro de 1922 encerrou-se no Teatro Municipal de São Paulo a Semana da Arte Moderna, que teve início no dia 13 do mesmo mês, sendo o ápice da guerra entre defensores de uma estética conservadora e os renovadores. O evento contou com escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos.


*** O frade franciscano polonês Maximiliano Kolbe foi preso em 17/02/1941 pela Gestapo alemã por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus. Preso no campo de concentração de Auschwitz, se ofereceu para morrer no lugar de um pai de família; este gesto mais tarde o levaria à canonização pela igreja católica.


*** Em 17 de fevereiro de 1973 morre no Rio de Janeiro  o músico e compositor brasileiro Pixinguinha. Estava com 76 anos de idade.
 O Blogueiro na Travessa do Ouvidor, centro do Rio (2011), no local onde fica a estátua do músico; parecia estar na máquina do tempo ao ler numa placa indicativa: “Tributo a Alfredo da Rocha Vianna Filho – Pixinguinha – Compositor, arranjador e instrumentista, assíduo frequentador da Travessa do Ouvidor”. (Foto: Carlos Duarte)

* * *

FILMES – ANOS 60
 Western
POR UM PUNHADO DE DÓLARES
Um pistoleiro misterioso (Eastwood) recém chegado em San Miguel, uma cidade muito rude, onde dois grupos rivais de contrabandistas aterrorizavam os cidadãos pobres. Rápido no gatilho, o estranho recebe ofertas de emprego das duas gangues. Porém sua lealdade não pode ser comprada, mas ele aceita os dois empregos... e as duas gangues, desmascarando os criminosos com um inteligente jogo de confrontações mortais. Com uma quantidade de tiros incrível, interpretações dinâmicas e uma atmosfera cinematográfica jamais vista em um filme deste gênero, este é o fimle preferido do mestre Sergio Leone.
Título Original: Per un pugno di dollari / A Fistful of Dollars
Gênero: Western
Ano: 1964
Duração: 100 Minutos
Tipo: Colorido | Legendado
Elenco:  Clint Eastwood, Joe Egger,  Marianne Koch,  John Wells.
Adquira este filme pela internet por dez reais. Acesse:
http://www.faroeste.net/products/Por-um-Punhado-de-D%F3lares.html

Nenhum comentário: