terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Roberto Carlos (Foto dos anos 60)
Arquivo do blog www.aplauso.zip.net

CURIOSIDADES



CIRURGIA PLÁSTICA: Roberto Carlos chegou a fazer uma operação plástica no nariz, em 1965, para corrigir um pequeno defeito que só os amigos íntimos conseguiam notar.


O COMEÇO DE RC: Carlos Imperial apresentou Roberto Carlos a uma turma da bossa-nova que se reunia num apartamento na Avenida Atlântica. Disse, na ocasião, que Roberto seria o futuro príncipe da bossa-nova. Acompanhado do guitarrista Gato, ao violão, Roberto cantou Brotinho Sem Juízo.


ROBERTO E CAUBY: Roberto Carlos conheceu Cauby Peixoto no elevador da RCA. Ele estava com Erasmo e levava um disco 78rpm como referência profissional. De repente, a porta se abriu e entraram Cauby e Di Veras, seu empresário. Roberto e Erasmo aproveitaram para dizer a Cauby que eram seus fãs.

ROBERTO EM QUADRINHOS: Roberto Carlos participou da fotonovela "Assim quis o destino", da revista Sétimo Céu, em 1958.


NÚMEROS DE ROBERTO CARLOS: A revista Fã-Clube, da Imprima, lançou uma série contando a vida e a carreira de Roberto Carlos. Informa que RC vendeu 744 cópias do primeiro LP, Louco Por Você;
.
PRIMEIRA VEZ: A primeira apresentação pública de Roberto Carlos lhe rendeu 500 cruzeiros de cachê. Foi no programa Chianca de Garcia, na TV Rio. Depois, se apresentou no Clube do Rock, de Imperial, e arranjou um contrato de 8 meses para ganhar 9 mil cruzeiros mensais na Boate Plaza.


A CASA: A casa onde Roberto Carlos nasceu fica na rua João de Deus Madureira, em Cachoeiro do Itapemirim, no bairro do Recanto. A casa tem três quartos.


O REI: Roberto Carlos diz não se lembrar quem o chamou de "rei" a primeira vez. Ele acha que foi alguém da platéia que o chamou assim, e a coisa foi pegando.


NAMORADINHA DE UM AMIGO MEU: Essa música foi feita por Roberto Carlos a pedido de um conjunto da época que a gravaria. Só que teria que gravar logo no dia seguinte à solicitação. Aí, o grupo acabou não gravando, e RC a incluiu no disco de 1966.


O PRIMEIRO DISCO DO REI: Em setembro de 1959, Roberto Carlos surgiu com um disco de 78rpm lançado pela Polydor. As músicas eram Fora do Tom e João e Maria. A primeira a ser gravada foi Fora de Tom.


NO COMEÇO: Por volta de 65/66, Roberto Carlos costumava iniciar seus shows cantando "Coimbra", uma das faixas do seu disco "Jovem Guarda".


SUCESSO QUE VIROU HINO: A música Meu Pequeno Cachoeiro foi oficializada em 1966 como o hino do município de Cachoeiro do Itapemirim/ES. O autor é Raul Sampaio, cachoeirense, como Roberto Carlos, que a gravaria em 1970.


SUBSTITUTO: Certa vez, Roberto Carlos disse que seu substituto seria o cantor Sérgio Sampaio, aquele que fez sucesso com apenas uma música: "Eu quero é botar meu bloco na rua". Sérgio Sampaio já morreu.


MARCA CALHAMBEQUE: Roberto Carlos disse no programa "Quem Tem medo da Verdade (1970)" : "As calças Calhambeque me deram bastante dinheiro. Talvez por falta de controle, não tenham me dado um lucro maior. Muita gente diz que fui roubado. Deu até confusão na época".


REVELAÇÕES DE RC: Disse Roberto Carlos: "Cantei a primeira vez aos 9 anos de idade na Rádio de Cachoeiro do Itapemirim, a pedido de minha mãe, que na verdade queria que eu fosse médico. Eu também queria ser médico. O programa era apresentado às 9 da manhã, aos domingos. E quando voltei pra casa, o pessoal da rua estava me esperando para comentar minha apresentação na Rádio".


NEGRO GATO: O compositor Getúlio Côrtes revelou que a música Negro Gato, de sua autoria, nasceu de um gato que não o deixava dormir. Um dia, ele se levantou de madrugada e fez a música, que nada tem de causa negra, como pensava a crítica na época. Fez grande sucesso com Roberto Carlos em 1966/67.


REVELAÇÕES DE ROBERTO 2 : Disse Roberto Carlos: "Os Sputniks era formado por mim, Tim Maia, Erasmo, Arlênio Trindade e o Chininha (Zé Roberto). Cantávamos músicas de Elvis. Eu e Erasmo ainda não compúnhamos. Tocávamos mais pelo prazer: quando não nos pagavam, nem ficávamos chateados".


THE SNAKES: Esse era o nome de um conjunto que tocava em maio de 1958 tendo na sua formação Erasmo Carlos, Arlênio, China e Edson Trindade, acompanhando o iniciante Roberto Carlos.


APARECE TIM MAIA: Tim Maia aparece em junho de 58 e convida Roberto Carlos para formar o grupo Os Sputniks. Roberto só fica um mês: briga com Tim Maia, que logo depois também deixa o grupo.


DISSE ROBERTO CARLOS: "Na época da bossa-nova, meus ídolos eram Tito Madi e João Gilberto".

Nenhum comentário: