segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Será lançada no final deste mês pela Editora Matrix (RJ) a biografia do polêmico Carlos Imperial. Obra é de autoria de Denílson Monteiro, o mesmo que escreveu sobre Tim Maia. O lançamento, que vai acontecer na Livraria Saraiva (em Botafogo), tem presenças confirmada de alguns músicos que conviveram com Imperial: Renato Barros (dos Blue Caps), Erasmo Carlos, Ed Wilson, dentre outros.


A agressão musical teve no baiano de fala mansa e corpo esquelético o seu principal representante daquela década. Caeatano cantou de forma revolucionária os sons, as dores, a arritmia das metrópoles modernas. Em 1967 ele abandonou, no Festival de Música Popular da Record de São Paulo, a música engajada de nordestinidade e surpreendeu com "Alegria, Alegria", misturando guitarra elétrica com instrumentos tradicionais, no bom estilo do chamado "som universal". Inconformado e provocador discípulo de João Gilberto, Caetano foi o cantor que mais contestou os padrões musicais brasileiros da década de 60.



Ao longo dos anos 60 este baiano revolucionou o cinema brasileiro, rompendo com a linguagem tradicional para transformar essa arte em instrumento de conhecimento e revelação da realidade brasileira. Inquieto, polêmico, combativo, Glauber utilizou nessa luta as armas com que faz seus filmes: agressividade, choque, ternura, imperfeição formal, desprezo pelo convencional. Ídolo dos cineastas jovens, líder do Cinema Novo, consagrado na Europa, onde seus filmes ganharam prêmios e boas bilheterias, Glauber Rocha, aos 30 anos, era nosso artista jovem mais famoso internacionalmente.




Em 1966, John Lennon, um dos quatro beatles, declarou: "Somos mais populares que Jesus Cristo". Houve protestos e parecia que sua popularidade ia decrescer. O que não aconteceu: de 1962 a 1969, venderam 220 milhões de discos, receberam 200 milhões de dólares em direitos autorais em cinco anos e viram suas ações subirem 800% em dois anos. Cavaleiros de Sua Majestade Britânica, com uma condecoração dada pela própria rainha, os Beatles conseguiram transformar em música a rebeldia e os sonhos dos jovens dos anos 60, escrevendo em sons a história de uma década.



EM BREVE:
NOVAS EDIÇÕES (COMPACTAS) DO
JOVEM GUARDA ESPECIAL.
Este programa radiofônico é levado ao ar, em tempo real, todos os domingos das 08 as 10 da manhã, na Rádio 87 FM de Ceará-Mirim. Produzido e apresentado por estes blogueiros, com participação dos ouvintes que curtem Jovem Guarda, Roberto Carlos e os anos sessenta.
Ouça no link abaixo a edição que foi ao ar no dia 12 de outubro.
http://jovemguardaespecial.podomatic.com/









Nenhum comentário: